Problema com microfone no ubuntu

16.06.2007

Depois de instalar a nova versão do Skype (1.4 Beta) fiz a chamada de teste e verifiquei que o meu microfone não estava a funcionar.

Pensei que o problema estava relacionado com os drivers mas afinal travava-se de um problema de fácil resolução.

Bastou-me ir ao Volume Control e em Edit -> Preferences e seleccionar a opção Capture.
Capture

16 Respostas to “Problema com microfone no ubuntu”

  1. leopoldo Says:

    Eu tive o mesmo problema!
    Obrigado pela dica!

  2. Luckenzy Says:

    No meu não deu certo!
    Microfone no Ubuntu sempre me deu dor-de-cabeça, não funfa nem a pau!

    abraços

  3. jorgecabralpt Says:

    Luckenzy:

    Tenta experimentar seleccionar outras opções como o Capture 1 ou Capture 2…

  4. Luckenzy Says:

    Não dá!

    Camarada, o microfone até pega (Pelo menos mostra que ele está funcionando) na verdade faço apitar com microfonia pela caixa de som.

    Mas é estranho, muito estranho: Não grava em nada, nem pelo Audacity ou pelo simplório gravador padrão Ubuntu, e nem consigo conversar com ninguém pelo Skype, é como o microfone simplesmente não existisse.

    Para lembrar que o ALSA está todo configurado, seguindo Foruns oficiais e não-oficiais, sites de linux-dicas…
    Já fiz tudo que podia: Entrei no sistema, reparei configuração, Habilitei o Capture, os “Imputes”, Auxiliares, TUDO.
    (Se tivesse a escolha “Fazer microfone de panacas pegar”, eu clicaria)

    Mas não consigo mesmo, reparei que é um problema comum para muitos usuários Ubuntu, pior que isso é a falta de informação centralizada e um monte de gambiarras que não levam a lugar nenhum.

    Ok, desculpe o desabafo, por um momento alguém poderia me ‘escutar’!

    abraços.

  5. Rud Says:

    Luckenzy,

    estou na mesma situação que você… já tentei muitas possibilidades, nenhuma vingou. Continuarei tentando!

    Abraço.

  6. Advi Says:

    Qual o seu microfone? Digite:
    cat /proc/asound/oss/sndstat

    Comigo funcionava e parou de funcionar. Eu estava ouvindo o som do microfone nas caixas de som mas o Ubuntu não estava reconhecendo.

    Fiz o seguinte:

    Dei um clique duplo no som (ao lado do relógio).

    Cliquei Arquivo -> Alterar dispositivo e selecionei o OSS com o modelo do meu microfone.

    E lá estava o canal, marcando o microfone como desligado. Liguei o microfone e tudo funcionou.

    Usei o audacity para verificar o funcionamento do microfone no Ubuntu.

    Aqui funcionou.

    Abraços!

  7. NeWw Says:

    fiz oqe o Advi disse e aqui funcionou, tava morrendo de saudades do meu skype =DD

  8. cristhianbini Says:

    Pessoal não é querendo falar que sou o cara não mas eu entendo um pouco de Linux mas fazer o microfone funcionar para mim se tornou um desafio, mas que ainda não foi superado não….

    Cara não da nem para acreditar que um sistema PARRUDO desse de uma surra na gente NA INSTALAÇÃO DO MICROFONE!!! Caramba meu… não funciona mesmo ja troquei a placa mãe que tenho duas aqui e NADA!

    Se alguém conseguir fazer funcionar MESMO o microfone faz o seguinte MONTA UM VIDEO AULA e coloca no YOUTUBE para a galera aprender!

    Eu vejo o meu UBUNTU 9.04 ele esta capturando a VOZ porque mexe o sinal de recebimento mas não escuto a gravação nem a pau!!!! Outras coisas escuto de boa MP3, Videos no Youtube etc… Mas minha VOZ que é bom nada! E olha que minha vida esta diretamente ligada com o SKYPE mas até a presente data 16-05-2009 NADA!!!!!!!

    Se eu fizer funcionar pode crer que vou montar uma video aula pró…..

    Valeu galera!!!

    Se puderem me avisem uma forma que de certo no meu MSN: cristhianbini@hotmail.com

    Cristhian Bini

  9. Vilc Says:

    cristhian
    tenho o mesmo problema com meu laptop, e esse desafio já tenho a 2 anos, e já fiz um monte de coisas mas nada deu certo.

    O pior, qdo eu rodo o Ubuntu em uma máq. virtual no Rwindows, o microfone canta q é uma blz.

    Em outro computador (desktop) o microfone tb funfa legal, mas no raios do meu Lap-top HP série DV-1000, nem a paulada!!!

    Se alguém conseguir manda um coment ae

  10. Valéria Says:

    também tenho o mesmo problema com meu laptop acer aspire. Sou novíssima no linux e levando a maior surra! Me parece que a soluçao indicada no link acima é somente para hp.

  11. Gustavo Says:

    Muito boa dica.
    Tudo Funcionando perfeito!!
    Parabens!
    So faltou habilitar o microfone se nao nem adianta…

  12. Maia Says:

    Tão simples e tão complicado!viva o Windows !

  13. Gustavo Says:

    Achei muito simples o “Bastou-me ir ao Volume Control e em Edit -> Preferences e seleccionar a opção Capture”.
    Mas só tenho um problema: onde existe a opção volume control e as demais?
    Já tentei no Ubuntu 10.04, 10.10, kubuntu 10.04, lubuntu 10.04 e ubuntu netbook remix 10.04.


Deixe uma Resposta

